Como deixar ir sentimentos de raiva, ressentimento e mágoa







Como deixar ir sentimentos de raiva, ressentimento e mágoa




“O sofrimento não está te segurando. Você está segurando o sofrimento. Quando você se torna bom na arte de abandonar os sofrimentos, percebe como é desnecessário arrastar esses fardos com você. Você verá que ninguém além de você era responsável. A verdade é que a existência quer que sua vida se torne um festival. ”
- Osho
Você, como a maioria das pessoas, cria em sua mente cenários negativos que o deixam inquieto, nervoso e infeliz? Aqui estão alguns exemplos:
  • Se você tende a insistir em eventos angustiantes do passado e revivê-los repetidamente em sua mente, terá dificuldade em deixar de lado a raiva e o ressentimento que eles despertam dentro de você.
  • Se você ficar com raiva e ressentido toda vez que vir, conhecer ou pensar em pessoas que magoaram seus sentimentos, seria difícil deixar de lado sua raiva e ressentimento em relação a elas.
  • Se você tem consciência de culpa sobre as coisas que fez ou não fez no passado, tenderá a carregar essa culpa dentro de você, sentirá raiva e se machucará desnecessariamente, pois ninguém pode mudar o passado. Você precisa encontrar uma maneira de deixar esses sentimentos irem.
  • Se você é muito duro consigo mesmo e não se perdoa pelos erros cometidos no passado, essa atitude o deixaria infeliz, descontente e triste.
Você pode desfrutar de paz e felicidade, apenas quando aprender a deixar ir sua raiva e os pensamentos que despertam essa raiva.
Uma amiga me disse uma vez que ela não podia perdoar a si mesma por não cuidar bem de sua mãe quando ela ficou velha. Esse pensamento a torturava e nunca a deixava sentir paz interior.
Ouvi alguém dizendo que ele nunca perdoaria sua irmã por não lhe dar uma mão em tempos de necessidade e, portanto, cada vez que eles se encontravam, ele não podia deixar de lado sua raiva e ressentimento por ela.
Outro amigo me disse uma vez que, na adolescência, ele estava um pouco acima do peso e costumava ser ridicularizado por seus colegas de classe. Atualmente, apesar de parecer bem, ele ainda carrega os sentimentos de mágoa que experimentou na infância e acha difícil deixá-los ir.
  • A quem você mais machuca quando não deixa ir a raiva, o ressentimento e os sentimentos feridos?
  • A quem você mais machuca, quando se diz: "Nunca vou perdoá-lo por machucar meus sentimentos"?
  • A quem você machuca, quando se recusa a se perdoar pelos erros que cometeu no passado?
  • A quem você mais machuca, quando frequentemente se debruça sobre lembranças desagradáveis ​​do passado e revive em sua mente repetidas vezes todos os detalhes desses eventos angustiantes?
Em todas essas situações, você se machuca e sente seus sentimentos.
Um grande número de pessoas sente que não pode esquecer e deixar de lado o passado e passar a sentimentos positivos. Isso ocorre porque os sentimentos negativos de raiva, mágoa e falta de perdão estão profundamente enraizados neles e dominam suas vidas, humores e ações.

Abandonar os sentimentos de raiva, ressentimento e mágoa

"Solte. Por que você se apega à dor? Não há nada que você possa fazer sobre os erros de ontem. Não é seu para julgar. Por que se apegar exatamente àquilo que o mantém longe da esperança e do amor ”?
- Leo Buscaglia.
Certa vez, assisti na TV uma entrevista com um jogador de futebol de sucesso. O entrevistador perguntou como ele se sente quando ouve ou lê duras críticas sobre sua atuação em campo.
O jogador de futebol disse:
“No início da minha carreira, todas as críticas me afligiram por dias. Senti-me magoado e não conseguia parar de ocupar minha mente com as palavras desagradáveis ​​que ouvi ou li.
"Eu me ressenti com as pessoas que me criticaram e pensei que elas eram más e erradas, porque eu fazia o meu melhor em todos os jogos que estava jogando".
"Hoje ainda leio o que as pessoas escrevem sobre mim, mas suas críticas não me afetam mais."
“Decidi não deixar comentários desagradáveis ​​ou 'conselhos construtivos' tomarem controle sobre minha vida e meus sentimentos. Decidi deixar de lado minha raiva, ressentimento e mágoa, porque escolho felicidade e paz de espírito em vez de raiva e falta de paz interior. ”

Como deixar ir raiva e ressentimento

Se você estiver acampando e quiser acender uma fogueira, comece com alguns galhos, algumas páginas de um jornal e uma caixa de fósforos. Depois, para manter o fogo aceso, é necessário alimentá-lo com mais galhos e galhos; caso contrário, o fogo se apagará.
  • A raiva se assemelha ao fogo. Como o fogo, se você continuar alimentando o fogo da sua raiva, ela ficará mais forte e o prejudicará.
  • Se você deixar a raiva ocupar sua atenção, você permitirá que ela cresça.
  • Se você parar de alimentá-lo com sua atenção, ele desaparecerá.
Como deixar ir a raiva?
Como você para de alimentar sua raiva e ressentimento?
Você para de alimentá-los negando-lhes sua atenção , e isso pode ser feito praticando desapego emocional.
O desapego emocional é uma habilidade que permite liberar emoções angustiantes e prejudiciais. Essa habilidade protege você de ficar irritado e agitado com o que as pessoas dizem ou fazem, e ajuda você a permanecer composto e equilibrado em situações desagradáveis ​​e difíceis, e na companhia de pessoas irritantes.
As emoções negativas param de perturbá-lo, quando você pratica o desapego emocional , e permanece tranquilo e não é afetado por elas.
Existem várias técnicas para desenvolver desapego emocional e, neste artigo, vou falar sobre uma delas.

Como o desapego emocional pode ajudá-lo a deixar ir a raiva?

Como dito anteriormente, se você não alimentar a raiva e o ressentimento com sua atenção, eles logo desaparecerão e pararão de incomodá-lo. Como você faz isso?
1. Primeiro, tente estar ciente do que está acontecendo em sua mente, fazendo as seguintes perguntas:
  • Fico chateado com frequência?
  • Costumo repetir, repetidamente, cenários dolorosos do passado?
  • Fico com raiva com frequência?
  • Costumo sentir ressentimento e outros sentimentos negativos?
Se a resposta for "sim" a uma ou mais dessas perguntas, você precisará aprender a praticar algum desapego emocional.
2. Seria mais fácil exercer desapego emocional quando você levanta dúvidas sobre a necessidade de seus sentimentos negativos e pensamentos perturbadores.
Você tem duas opções quando experimenta raiva, ressentimento ou mágoa.
  1. Você pode deixar-se agitar e continuar concentrando-se e pensando nos sentimentos negativos e no evento que os causou.
  2. Você pode deixar de lado seus sentimentos de raiva, ressentimento e mágoa, parando para lhes prestar atenção e energia mental. Isso seria mais fácil se você se perguntasse sobre eles e levantasse dúvidas sobre a necessidade deles.
  • Fazer perguntas retiraria a energia e a intensidade de seus sentimentos negativos, porque você veria o quão irracional e desnecessário eles são.
  • Com esta técnica simples, mas eficaz, você alcançaria calma e paz interior .
Aqui estão as perguntas que você precisa se perguntar quando emoções negativas surgem dentro de você:
  • Preciso da raiva, angústia e infelicidade que estou sentindo?
  • A raiva e o ressentimento agregam algum valor à minha vida?
  • Minha raiva, ressentimento e mágoa me ajudam a tomar decisões mais sábias ou obscurecem meu melhor julgamento?
  • Existe alguma razão pela qual eu deveria carregar comigo qualquer carga emocional, raiva, ressentimento, mágoa ou consciência culpada?
As perguntas farão com que você perceba que todos os sentimentos negativos que você está enfrentando são desnecessários e sem sentido, e isso tornaria mais fácil para você deixá-los ir.
Obviamente, isso não acontecerá instantaneamente. Você precisará repetir esse processo com frequência e, gradualmente, poderá substituir raiva, ressentimento e mágoa, por felicidade e paz de espírito.
“Manter a raiva, o ressentimento e a mágoa só lhe dá músculos tensos, uma dor de cabeça e uma mandíbula dolorida por trincar os dentes. O perdão devolve o riso e a leveza da sua vida. ”
- Joan Lunden
“Há uma diferença importante entre desistir e deixar ir.”
- Jessica Hatchigan
“Desapegar significa chegar à conclusão de que algumas pessoas fazem parte da sua história, mas não fazem parte do seu destino.”
- Steve Maraboli

Comentários

Mensagens populares deste blogue

É hora de lutar pelo que você quer da vida.

Coach Elizandra Carlon

Dois gatos de frente para o outro no caminho